O Parque Natural da Serra de São Mamede é o elemento estruturante de toda esta região e uma marca distintiva das vias que a percorrem.

Sendo o mais alto sistema de relevo a sul do Tejo, destaca-se da extensa planície da meseta ibérica como uma sucessão de montes e vales únicos, na qual se enquadra, no seu ponto mais elevado, a belíssima vila e concelho de Marvão.

Beneficiando de um rico património natural, com a limpidez das águas do Sever e a densidade da vegetação envolvente a oferecer autênticos oásis a uma região que regista no Verão temperaturas bem elevadas, Marvão é um destino de excepção para escapadelas a dois ou em família e para os amantes da natureza.

Nos mapas do Parque encontra indicações de percursos pedestres que permitem explorar a fauna e a flora do concelho e descobrir as ruínas da cidade romana de Ammaia enquadradas entre o rio Sever e a ribeira da Madalena.

De extrema importância ao longo da colonização romana, terá atingido o nível de municipium no reinado do imperador Nero.

Não deixe de visitar o Museu Monográfico da Cidade de Ammaia, no parque arqueológico.