Feira da Castanha / Festa do Castanheiro:

Especialidades da Região, as castanhas são uma importante fonte de riqueza proveniente das zonas serranas. Obtidas a partir de três variedades, são certificadas com Denominação de Origem Protegida e comercializadas frescas, secas ou em calda. Na gastronomia são usadas em apetitosas sopas, pratos de carne, e peixe, sem esquecer os tentadores doces como o pão de rala com castanhas ou a tarte da aramenha.

No artesanato, as cascas do fruto são utilizadas na criação de bordados e a casca da árvore usada em artigos de cestaria. A própria madeira do castanheiro (castanho) serve de matéria-prima para escadas e outros objectos.

Em Novembro, na Feira da Castanha, é a vez de celebrar a floresta serrana de castanheiros. Além da gastronomia típica associada à castanha, é também realçada a importância do artesanato e os quadros bordados com casca de castanha, únicos na região e de detalhe e riqueza artística que tem sido recuperada de tradições antigas.

Al Mossassa – Festival Islâmico de Marvão

Realizando-se anualmente em Outubro, em homenagem ao fundador da vila Ibn Marwan o Festival Islâmico reúne gastronomia e artesanato.

A vila recorda o seu fundador com animação de rua, um mercado típico, música e animação cultural islâmica, num ambicioso projecto que decorre geminado com a cidade espanhola de Badajoz, fundada pelo mesmo Vizir.

“Comidas d`Azeite”

Uma quinzena inteiramente voltada para os comeres do lagar, sob a chancela da marca “Marvão Bom Gosto”, recheada de ementas elaboradas com base num alimento antigo, o Azeite, clássico da culinária contemporânea, regular na dieta mediterrânica e presente nos dias actuais de uma forma crescente nas nossas cozinhas.

Um dos maiores prazeres da vida está na degustação de uma boa refeição. Sabendo isso, Marvão celebra um dos melhores e mais saudáveis produtos da terra: o Azeite.

As “Comidas d’Azeite” tem início habitualmente em meados de Fevereiro com o já tradicional almoço inaugural com prova de azeite e azeitonas, papa ratos, açordas, tibornas, bacalhau e papas de milho. O Recinto de Festas de Porto da Espada (junto à Casa do Povo), será palco da festa,